COMO CORRIGIR SETORES DANIFICADOS DO HD OU SSD NO LINUX VIA TERMINAL
Com esse método você conseguirá resolver problemas no HD
Se seu HD apresenta lentidão e falhas no sistema e arquivos, é bem provável que eles estejam com problemas nos setores, com isso é possível identificar e corrigir esses erros e deixar seu HD ou SSD novo de novo, lembrando que esse método não repara danos físicos.
Para isso vamos utilizar uma ferramenta via terminal que é capaz de fazer esse processo chamado de badblcoks
Uso de badblocks para reparar o disco rígido.
Para o uso desta ferramenta a primeira coisa é identificar o disco que vamos reparar, para isso vamos abrir um terminal e executar:
Feito isso, veremos o ponto de montagem que nosso disco tem, agora é importante que o disco que vamos analisar e reparar com badblocks não esteja em uso, então é o disco onde você tem seu sistema atualmente, eu recomendo que você use um Live CD / USB do seu sistema.
Ponto de montagem já identificado passamos a executar badblocks a partir do terminal, no meu caso o disco que vou reparar tem a montagem em / dev / sda
onde estamos indicando o seguinte:
-s. Mostra-nos o processo de digitalização do disco, mostrando-nos os setores já verificados.
-v. Indica o modo de escrita usado.
-n. Coloca-nos em modo não destrutivo, o que significa que os setores danificados serão recuperados e as informações do disco rígido não serão danificadas ou apagadas.
-f. Ele vai reparar setores defeituosos.
No meu caso é um disco no qual já foi feito backup das informações, então não tenho nenhum problema com os dados, então todos os dados serão sobrescritos, bloco por bloco, eu executo o seguinte:
- W: Modo de gravação (destrutivo).
-s. Mostra-nos o processo de digitalização do disco, mostrando-nos os setores já verificados.
-v. Indica o modo de escrita usado.
Só temos que ter muita paciência para isso, pois dependendo do dano e do tamanho do disco pode levar de horas a dias. Portanto, recomendo que você deixe o computador e prepare uma boa maratona de séries se o disco estiver muito danificado.
Como isolar setores defeituosos do disco rígido?
Agora se o que interessa a você é poder isolar aqueles setores que não são mais ideais para armazenamento de informação, podemos usar a ferramenta fsck.
Esta ferramenta é um bom complemento para badblocks e também recomendo seu uso para análises e manutenção preventiva, já que usando esta ferramenta periodicamente teremos um disco em bom estado por muito tempo.
Para seu uso, como badblocks, o disco que vamos analisar e reparar deve ser desmontado, agora devemos abrir um terminal e executar o seguinte comando:
Onde estamos indicando o seguinte:
-c. Verifique os blocos no disco.
-f. Force a verificação, mesmo que tudo pareça estar bem.
-v. Exibir mais informações.
-r. Modo interativo. Aguarde nossa resposta.
Da mesma forma, devemos esperar e ser pacientes.
Se gostou não se esqueça de comentar aqui e nos seguir no youtube
0 Comentários